Pular para o conteúdo principal

O galo


Meu pai tinha um galo. O penoso tinha aproximadamente uns sete anos, era bem pequeno da raça “ganinzé” e vivia ciscando pelo quintal de cerâmica e partes em cimento. Era muito bravo com quem passava pelo quintal, chegava até a botar o cachorro para correr. O danado não gostava de mim e nem eu dele, achava ridículo um galo no quintal, mas o fato é que me acostumei com o bichinho. Mesmo assim, não dava importância.
O penoso era pontual, às 5h da manhã já estava cantando, nos acordando e também os vizinhos. Alguns reclamavam. Não importava. Recentemente seu relógio estava meio atrasado, às vezes adiantado... Coisas da idade do ganinzé.

O bichinho tinha uma espécie de galinheiro-puleiro, onde tinha uma porta que ficava sempre aberta, sendo assim, podia entrar e sair a vontade. O danado era livre no quintal. Impondo suas penas vermelhas e amarelas numa demonstração de poder e vaidade, suas esporas faziam com que me afastasse imediatamente do danado.

Recentemente um rato começou a andar pelo quintal e invadir a vizinhança. Como resultado começaram a jogar chumbinho pelo quintal, para matar os roedores. Porém, certo dia, o galinho desceu de seu puleiro e foi ciscar em um belo dia de sol. Um minuto depois de sair, retorna ao puleiro cambaleante e espumando pelo bico. Ao presenciar tal cena, matei a charada: chumbinho.

O danado olhava para mim tipo pedindo ajuda... Só então percebi... Eu tinha um galo. Durante estes anos, mesmo sem aproximação Humano-Animal, com o tal ganinzé, percebi que havia uma espécie de simbiose, entre nós. Ele continuava a me olhar e a espumar. “O que posso fazer? Água, leite, será que tem jeito?”, pensei. Corri para cozinha atrás destes produtos, quando retornei, o vi cair do puleiro uma vez, aí ele levantou cambaleante, com muito esforço, percebendo que teria ajuda, quando de repente cai pela segunda vez... Já morto.

O penoso deixou saudades, pois durante sete anos seu canto, me acordou, outras alegrou, outras nos despertou. Só então me dei conta, eu era amigo do penoso e nunca percebi.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Chuveiro

Não tinha o que fazer. Resolveu correr. Depois de um tempo, não tinha pra onde olhar, viu o mar. Voltou para casa. Não tinha o que vestir. Resolveu ficar em casa. Não tinha quem o escutasse. Ligou o rádio. Depois de um tempo, saiu. Voltou à tarde quando sua esposa já tinha chegado. Beijou, jantou e ligou o chuveiro. Sem se molhar, se olhou no espelho. Mãos, pés, calças, joelho, cueca, braços, camisa, perna... Jogados no chão. O vapor da água quente lembrava uma neblina, sem ver, se levantou, resolveu colocar a cabeça debaixo do chuveiro... Escorregou. Caiu com o queixo no piso molhado. Barulho! A esposa bate na porta. Ta tudo bem? Sem responder se levantou. Deixou a água bater em seu rosto. Abriu a boca e engoliu a água quente, como se fosse à cura. Ta tudo bem aí? Sentou no piso. A água agora batia em suas costas. Lembrou de onde vinha... De quanto a sua roupa estava suja. Pecado! Doía sua mente. Culpa. Ta tudo bem aí? Pegou a sabonete como se fosse um ritual. Esfregou o sabão no

As flores e o big mac

Camisa social rosa abotoada até o penúltimo botão, calça social preta, gel no penteado, uma sacola com um embrulho de presente  junto com um buquê de flores. Na mesa uma bandeja do seu fast food favorito com um big mac, uma coca-cola e batas fritas grande. Rosana que aguardava por seu marido junto com seu bebê, reparou no sujeito que comia o lanche impacientemente. O bebê de Rosana começou a chorar, o colocou no carrinho e o levou até o trocador mais próximo que ficava no corredor à direita do shopping, em frente à praça de alimentação. Foi até o local, limpou o menino e retornou à praça no mesmo assento de onde tinha saído. Em frente ainda estava o rapaz com o presente e as flores,  mas já não havia o refrigerante, nem as batatas, apenas o big mac. O telefone de Rosana tocou e resolveu deixar o local por conta do barulho, foi até um local próximo aos banheiros onde podia falar ao telefone, sem ser incomodada com os ruídos do shopping. Era seu marido que acabara de estacionar

Você deu?

Você deu pra ele? Não acredito que você pegou aquele pedaço. Que nada, só demos uns beijinhos. Você é tonta mesmo, magina! Oportunidade única! Você estava com ele, devia deixar rolar. Rolar o que? Acha que é assim, bagunçado? Não! Não caio nessa não! Comigo é tudo no Preto e no branco. Não disse pra você Fabiana, que ela é vascilona. Caracas Monica era só deixar ele estigado. Estigado? Vocês são Piranhas mesmo. Dão pra qualquer um. Eu não. Só faço com amor. Ah! Vai se fuder... Que papo é este? Pensa que não sei o teu passado? Hum! Sou outra. Outra o cacete. Escuta ai minas, ela tá dizendo que mudou. Mudei. Só se for de casa... Mina idiota, pensa que nós esquecemos o passado. Não importa o que vocês pensam… O diálogo entre as meninas ainda continuou, mas tive que virar a roleta do ônibus, pois o ponto estava chegando.